Como fazer um Jardim vertical

Como fazer um Jardim vertical

Como fazer um jardim vertical

Não existe um regra, cada pessoa acha a sua maneira de fazer um jardim vertical. Porém, há algumas etapas que não podem faltar em nenhuma montagem de um espaço verde, de acordo com um designer de interiores:

  • Escolha da área;
  • Escolha do suporte;
  • Escolha das plantas;
  • Por último, pesquisa de informações das condições ideais para o cultivo.

“A estrutura, em geral, é em ferro encapada, tipo uma treliça para suportar os vasos com as plantas. As plantas utilizadas são de sol para meia sombra, pois o sol não incide na parede, porém, temos muita luminosidade. São elas: samambaias, liriopes, lambari roxo, peixinho e aspargo, além de algumas orquídeas para deixar florido”, diz Daniela.

“A irrigação é automatizada e rega duas vezes ao dia por dois minutos. Depois de algum tempo, essa rega poderá diminuir para uma vez ao dia, quando as plantas já estiverem adaptadas”, acrescenta a designer de interiores.




3 dúvidas comuns sobre jardim vertical esclarecidas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Confira as respostas da especialista sobre questões comuns que podem surgir sobre a montagem dos jardins verticais:

1. Quais são as melhores flores e plantas para jardins verticais?

Daniela: Jardim vertical permite o uso de diversas espécies de plantas, folhas e/ou flores. O uso misturado delas deixa a composição mais colorida e chamativa. Para ambientes internos e com pouca densidade de luz, plantas de meia sombra, como Bromélias, Lírio, Samambaia Americana, entre outras, são perfeitas. Já espécies como Liriope, Heras, Guaimbê são ideais para ambientes externos, com ventos e muita densidade de luz.

2. Existe alguma restrição sobre os jardins verticais? O que devo evitar plantar em jardins assim?

Daniela: Não há restrições de plantas para montar o espaço, porém, é preciso escolher bem as plantas levando em consideração as condições climáticas e estruturais do local. Raízes grandes ou raízes agressivas não são adequadas e devem ser evitadas. Preferencialmente, as plantas devem ser perenes, contribuindo com todo o conceito de sustentabilidade.

3. Quais são os cuidados especiais que devo ter com o jardim vertical?

Daniela: Os cuidados começam já na hora da escolha de qual é a melhor planta ou flor para o lugar. Tomar cuidado com o tipo de clima, iluminação e ventilação são pontos importantes para a sobrevivência do painel. Se for feito com vasinhos, observar se o solo não está muito seco ou encharcado. No caso de alguns painéis, a irrigação é feita de maneira automatizada, o que dá a chance de controlar melhor esse cuidado da irrigação. Em alguns casos, é necessário colocar adubo frequentemente para que as plantinhas possam viver bem. Consulte sempre um especialista para saber exatamente quais são os cuidados com a planta escolhida.




21 jardins verticais encantadores para te inspirar

Agora você já sabe: com a possibilidade de usar diferentes formatos e espécies de plantas, você pode fazer um lindo jardim vertical para a sua casa ou escritório, num espaço interno ou externo. Além de bonito, ele trará benéficos para o ambiente, proporcionando conforto térmico, e reduzindo a poluição e o ruído externo.

Para um lindo jardim vertical , conte conosco, peças em ferro para seu jardim clique > Decor com Amor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *